terça-feira, 26 de agosto de 2008



A pitoresca Lisboa deixa saudades

Fado, bacalhoada e pastéis de Belém


Lisboa é um encanto. À beira do Rio Tejo, a capital portuguesa oferece variados atrativos. No passeio pelo Rossio pode-se ver o Teatro Nacional Dona Maria II com sua construção neoclássica e a Praça da Figueira. Por ali se pega o elevador Santa Justa, construído em 1901, que liga a Baixa com o Bairro Alto, onde se encontra uma escultura do poeta Fernando Pessoa, mais precisamente no Largo do Chiado, um local de cafés com tertúlias e lojas elegantes. Depois de circular pelas redondezas está na hora de um gostoso almoço. Uma boa pedida é a bacalhoada do Restaurante João do Grão, na Rua Augusta.

Um local pequeno. Este estabelecimento passa de pai para filho e preserva os sabores. Aliás, isto chama muito a atenção na Europa. Diferente da cultura brasileira. De um modo em geral, aqui um empreendedor abre um restaurante. Dá certo e o proprietário resolve expandi-lo. Contrai empréstimo, aumenta o negócio, cobra caro e qualidade cai. Resultado: acaba fechando as portas. Lá não. O atendimento é de primeira. Ao invés de aumentar o tamanho, eles preferem manter a freguesia, que encontrará hoje a mesma qualidade de séculos passados. Depois do almoço, uma foto junto ao Arco da Rua Augusta, do século XIX.

Na Alfama se pode ouvir um fado à noite. De preferência, fuja dos locais mais turísticos e prefira uma autêntica apresentação. Mas faça silêncio. Os portugueses amam o fado e não gostam de barulho, quando da apresentação. Na Alfama também está a Sé Catedral e o Miradouro de Santa Luzia. E bem no alto da colina está o Castelo de São Jorge, de onde se tem uma bela vista de Lisboa.

Outro atrativo imperdível é a Feira da Ladra, que funciona às terças-feiras e aos sábados. Além disso, junto à Torre de Belém e ao Padrão dos Descobrimentos dá para adoçar a visita histórica com os famosos pastéis de Belém, uma delícia. Também encontramos esta iguaria em muitas outras confeitarias. Claro, os doces portugueses são famosos. E são estes sabores, os cheiros, as cores, que se traz de uma viagem a Lisboa. Além do carinho dos portugueses, que adoram os brasileiros.

O que ver em Lisboa

Rossio
Praça da Figueira
Elevador Santa Justa
Arco da Rua Augusta
Ruínas do Carmo
Chiado
Igreja de São Roque
São Pedro de Alcântara – Elevador da Glória
Sé – Catedral
Castelo de São Jorge
Miradouro de Santa Luzia
Alfama
Feira da Ladra
Museu Nacional do Azulejo
Museu Nacional de Arte Antiga
Museu Nacional dos Coches
Mosteiro dos Jerônimos
Torre de Belém
Padrão dos Descobrimentos
Praça dos Restauradores
Avenida Liberdade
Praça Marquês do Pombal
Parque Eduardo VII

Viagem realizada em 2000
Por Stella Máris Valenzuela - 4983

Nenhum comentário: