sexta-feira, 29 de agosto de 2008


Cidade do Porto

Vinho, murais de azulejos e muito mais



A cidade do Porto transborda cultura. Lá está localizada a Universidade do Porto. E o painel azulejado no interior da estação de trem encanta os viajantes. Passear pelas suas ruas é muito pitoresco. Localizada à margem direita do Rio Douro, a cidade abriga 350 mil habitantes, sem contar a população da Região Metropolitana, que chega a 1,2 milhão. Atualmente, a maior parte do bacalhau consumido em Portugal não vem do Porto, mas da Noruega.

A cidade é conhecida internacionalmente pelo vinho do Porto, que lá é produzido e fortificado. Esta bebida dos Deuses é acondicionada em pipas de madeira de carvalho e, depois de passar pelo processo de envelhecimento, é selecionada e exportada para todos os continentes.

Estive no Porto em 2000. De lá segui de trem para Santiago de Compostela. Como na Europa a maioria dos trens tem vagão restaurante, não me preocupei em tomar o café da manhã no hotel. Saí no atropelo e deixei para fazer o desjejum durante a viagem. Para minha surpresa, aquele trem não dispunha de vagão restaurante e, tampouco, de vendedores ambulantes.

Sentada ao meu lado estava uma psicóloga portuguesa, que me ofereceu bolachas. Mais precisamente, um pacote inteiro. Não foi um café quentinho para aquecer aquela manhã fria, mas uma hospitalidade que não esqueci. E estes atos simples se somam às lembranças da história, da geografia e da cultura, tornando a viagem ainda mais prazerosa.

Por Stella Máris Valenzuela - 4983

Nenhum comentário: