domingo, 17 de agosto de 2008


A histórica e aconchegante Montevidéu *









Situada à beira do Rio de la Plata, Montevidéu é uma cidade tranqüila e aconchegante. Suas ruas repletas de plátanos, compõem, com os casarões antigos, um cenário digno do clique das máquinas fotográficas de seus visitantes. Com um milhão e 400 mil habitantes, metade da população do país, a capital do Uruguai preserva a arquitetura histórica de seus prédios. Resguardando os aspectos culturais, a cidade apresenta algumas semelhanças com Porto Alegre, tanto em relação à área geográfica, como em índice populacional.

Ao contrário da maioria das capitais brasileiras, o centro de Montevidéu é seguro e os visitantes podem caminhar calmamente por suas ruas. À noite é bastante movimentada na avenida 18 de Julho, importante centro financeiro e local de concentração dos cafés, cinemas, teatros, livrarias e galerias. Se vê em suas ruas poucos guardadores de carros, raras crianças carentes nas sinaleiras e alguns mendigos vivendo ao desabrigo.

Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Mercado do Porto. Sua estrutura de ferro lembra as estações de trem européias. O início desta obra, que teve sua planta encomendada à Inglaterra, assombrou a população montevideana, surpresa com o uso de novas técnicas e materiais de construção. E é exatamente neste lugar pitoresco que se pode provar os mais variados pratos da culinária uruguaia - saborosas carnes e tradicionais frutos do mar. Músicos e mímicos animam o ambiente somando-se aos artesãos da feira típica e aos comerciantes de antigüidades.

Carrasco é o bairro mais sofisticado da capital. Lá encontra-se o Hotel Cassino Carrasco, construído em 1921, que foi reduto das camadas privilegiadas. Embora seja uma zona tipicamente residencial, há shopping, restaurantes e Pubs. Pocitos é outro bairro que também oferece atrações noturnas. Diametralmente oposto aos bairros chiques está Palermo, lugar humilde de concentração da pequena comunidade negra do país.

Da Fortaleza del Cerro, a 150 metros do nível do mar tem-se uma vista panorâmica da cidade. Esta fortaleza, construída para vigiar e proteger o porto do comércio ilegal que escoava pelo Rio de la Plata, é hoje o museu militar do herói do país, general José Artigas. Seu interior exibe uma farta coleção de armas e fardas. Artigas é presença marcante em todo o Uruguai. Há monumentos em sua homenagem espalhados por todos os cantos do país e, inclusive, na cidade que faz fronteira com Quaraí, no Brasil recebeu seu nome. Tanta reverência se deve ao fato dele ter sido caudilho da revolução de 1811 e o responsável pela convocação do primeiro congresso oriental, em 1813.

Montevidéu é daquelas raras capitais onde ainda é possível contemplar o céu. Seu plano diretor privilegia construções baixas e não há lugar para edificações gigantescas. Pela Rambla, avenida que contorna a cidade se chega às mais variadas praias do rio da agradável capital. E para aqueles que gostam de ir às compras, a cidade oferece cinco shopping - Punta Carretas, Montevidéu, Plaza Arocena, Portones de Carrasco e Três Cruzes. Montevidéu é agradável em qualquer estação do ano.

Por Stella Máris Valenzuela - 4983

* Texto escrito em 1995.

Um comentário:

Mari disse...

Sou apaixonada por Montevideo. Estive lá em julho.