quinta-feira, 21 de agosto de 2008


Cartagena de Índias

Um divertido passeio de chiva rumbera

Na cidade, onde Gabriel Garcia Márquez tem casa e Botero esculturas, o contraste entre o novo e o histórico convive em harmonia.

Passear de chiva rumbera em Cartagena de Índias é um divertimento e tanto. Aqueles ônibus narigudos, multicoloridos e com diversas portas apanham os turistas nos hotéis. A cultura colombiana transborda no percurso. Com chocalhos, músicas, bebidas típicas e comidas regionais, os visitantes se divertem percorrendo a parte histórica, onde fica a cidade amuralhada e a parte nova, com suas edificações super modernas. Em Cartagena de Índia, o histórico convive em harmonia com o moderno.

A cidade contada em livros pelo escritor e jornalista, Gabriel Garcia Márquez, ostenta esculturas de Botero e é tombada como patrimônio da humanidade. A cidade amuralhada esbanja uma arquitetura colonial espanhola. À tardinha, quando os lampiões se acendem, os carros puxados a cavalo levam os turistas a um passeio pelas ruas. As vias são limpas, arborizadas e floridas.

Os colombianos gostam muito dos brasileiros. Além do artesanato, como as bolsas bordadas e peças em cerâmica, há esmeraldas. Caras, é claro. Cartagena proporciona uma imersão na história e está completamente apta a receber turistas de todo o mundo. Há, porém, muitos outros passeios. Entre eles, as Islas Del Rosário, onde se pode mergulhar ou flutuar para ver a barreira de corais.

Viagem realizada em 2007
Por Stella Máris Valenzuela - 4983

Nenhum comentário: