quinta-feira, 24 de abril de 2014

Palácio da Catarina, um dos mais requintados do mundo




Com cem quilos de ouro decorando uma fachada de mais de 300 metros de extensão e um interior exuberante, o Palácio da Catarina, a grande, é um dos prédios históricos mais luxuosos do planeta. A guia falou em dez quilos de ouro. Polêmica à parte, o fato é que pompa e requinte são DNAs do império czarista. Na Rússia, há fartura de edificações suntuosas.

A obra magnífica situa-se a 25 quilômetros de São Petersburgo, onde estava hospedada. Antes de ingressar na antiga residência de verão dos monarcas, percorremos os coloridos e geométricos jardins, o pavilhão da música e alguns palacetes, entre eles, o que Catarina recebia, em caráter privado, os seus escolhidos. Assim mesmo, no plural. Ela colecionava amantes.

Na parte interna do palácio rococó, de 1700, há uma sequência de salões espelhados com molduras douradas e com tetos artisticamente pintados. Há salas verdes, rosas, azuis, mas a de maior impacto é a âmbar, totalmente coberta com esta resina fóssil, abundante nas redondezas.

Esta joia barroca, destruída pelos alemães na segunda guerra mundial, está recuperada. E hoje, além de encantar turistas nacionais e internacionais, é local de aula prática para alunos de distintas faixas etárias. Emocionante observar crianças ouvindo seus mestres. Para quem tem sede, uma bela lição sobre arte, sobre história, sobre vida.




Nenhum comentário: