quinta-feira, 17 de abril de 2014

A mágica e colorida Burano

Charmosa, Burano encanta à primeira vista. Quem visita Veneza deve dar um pulinho até esta colorida ilha. Afinal, ela situa-se a apenas sete quilômetros da terra do explorador Marco Polo, uns 40 minutos de vaporetto. O destaque neste pedaço de terra cercado de água por todos os lados é a produção de renda artesanal. Uma tradição remota ao século 16.

Burano esbanja delicadeza e simplicidade. Os cerca de três mil moradores vivem da pesca, da renda e do turismo. Esqueça a sofisticação histórica e artística de Veneza e entregue-se ao lirismo desta pitoresca ilhota. O lugar convida a uma caminhada vagarosa, cruzando pontes e canais para apreciar o colorido das casas.

O esmero e o cuidado dos habitantes com a sua terra seduzem o olhar viajante. Um detalhe na janela, uma florzinha num cantinho da vivenda faz deste lugarejo um passeio aprazível. Não há perigo. Desfrute da estética arquitetônica e selecione os melhores ângulos para suas fotos. Lá é só deleite.

Dá para percorrer toda a ilha em duas ou três horas. Não deixe de provar as delícias da culinária italiana, degustando um bom tinto nacional, enquanto a vida flui num ritmo diametralmente oposto à correria dos grandes centros urbanos.




Nenhum comentário: