sábado, 12 de abril de 2014

Gnomos existem e moram na Polônia



Entre tantas dúvidas, só resta uma certeza: duendes existem e escondem-se em Wroclaw. Esta cidadezinha situada a 350 quilômetros de Varsóvia, capital da Polônia, parece ser uma página caída de um livro de histórias infantis. O povoado está entre Varsóvia e Praga. Tem uma excelente rede hoteleira, bons restaurantes e ótimas cafeterias. Muito tradicional por lá é comer a sopa de beterraba, rala, porém saborosa.

O grande barato no lugarejo é encontrar os gnomos espalhados pelas ruas. São graciosas estatuetas de uns 30centímetros adornando o local, também conhecido por ser a capital da Silésia. Trata-se de uma região histórica dividida entre Polônia, República Checa e Alemanha. Outrora, a área foi habitada por tribos eslavas.

Banhada pelo Rio Oder, Wroclaw será capital européia da cultura em 2016. A sua universidade formou alunos que receberam o prêmio Nobel.

Admiro cada vez mais o povo polonês e sua valiosa capacidade de refazimento. Sem dúvida, a Polônia foi o país mais castigado pelas atrocidades da segunda Guerra Mundial. E hoje, suas cidades são limpas, floridas, coloridas e os bem-humorados duendes de Wroclaw parecem espantar os fantasmas dos tempos da destruição nazista.

Passear sem pressa pela praça do mercado, admirando os belos prédios e a igreja é outro atrativo nesta cidadezinha cheia de graça, que conquista no primeiro olhar.

Nenhum comentário: