segunda-feira, 14 de abril de 2014

Lagos de Plitvice: um santuário ecológico imperdível




Na moda, a Croácia acolhe paraísos ambientais de tirar o fôlego. O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é um dos destinos mais procurados pelos viajantes. Situado entre Zagreb, capital do país, e a praiana Split, o local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1979. Também está próximo da Itália, da Eslovênia e da Bósnia Herzegovina.

Com águas translúcidas, os lagos são dispostos em degraus e conectam-se com uma sequência de cascatas. Os tons de azul são exuberantes. O seu interior abriga bosques, aves, ursos pardos, morcegos, lobos, javalis, revelando as riquezas da flora e da fauna.

Há duas trilhas de fácil acesso para quem gosta de caminhar. Uma inicia nos lagos superiores e a outra nos lagos inferiores. Existem opções para todos os gostos como caminhadas, passeios de barco, de bicicleta ou de trem elétrico, esqui, remo, alpinismo. Não é permitido entrar na água. A fotografia, porém, é totalmente liberada e há um ângulo mais lindo do que o outro.

São 294,82 quilômetros quadrados com mais de mil e duzentas espécies de plantas e quatro hotéis abertos durante todo o ano. No outono e na primavera, o colorido da vegetação é deslumbrante. No inverno, as águas congelam, abrindo a temporada para os adeptos do esqui.

Plitvice é o maior entre os oito parques nacionais da Croácia. Lá tudo é perfeito. Ideal para quem gosta de experimentar a paz e a harmonia em plena sintonia com as belezas da mãe natureza. Inclua Plitvice no seu roteiro à Croácia e tenha certeza de que terá um passeio inesquecível.

Nenhum comentário: