sábado, 12 de abril de 2014

Está em dúvida: viajar sozinha ou não viajar?




Encontrar parceria para trotar pelo planeta não é fácil. Conciliar período, roteiro, gostos é tarefa difícil. Está em dúvida: viajar sozinha ou não viajar? Supere. Seja você a sua própria companhia. Planeje e organize tudo nos mínimos detalhes e pé na estrada.

Catarina e Maria Rosa costumam correr o mundo pelo prazer de viver. As conheci em Zagreb, capital da Croácia. Fizemos alguns percursos juntas. Nesta foto, estamos em Liubliana, na Eslovênia. Estas irmãs argentinas de Rosário passeavam na companhia de outras duas amigas conterrâneas e da mesma faixa etária. Suponho uns oitenta e picos.

Cada vez mais, nas minhas andanças, encontro mulheres viajando sozinhas. Não importa a idade. São jovens, adultas, idosas unidas pelo desejo de desbravar novos horizontes. Mirem no exemplo de Catarina e de Maria Rosa e concretizem o sonho de viajar.

As mulheres estão conquistando mais e mais espaços. Mesmo desacompanhadas, colocam a bolsa no ombro e partem com uma mala numa mão e um mapa na outra. Até pouco tempo, esta autonomia era impensável. Depois de muitas lutas e algumas conquistas, desfrutam do poder de ir e vir para onde lhes dá na telha.

Não há o que temer. Os cuidados lá e cá são os mesmos. Claro que há países menos recomendáveis para um tour de solitárias. Nestes casos, é só contratar um pacote e seguir com total segurança. Na maioria dos países europeus você pode ser sua própria companhia. Evite, porém, os locais isolados.

Os momentos mais delicados e que requerem maior atenção são as chegadas e as partidas. Contrate um traslado para buscá-la e levá-la ao aeroporto ou estação de trem. Aproveite o percurso para tirar dúvidas sobre como circular pela cidade, sobre o transporte, os táxis e os cuidados e as sugestões.

Deve-se evitar chegar de noite numa urbe desconhecida. Durante o dia é tudo mais tranquilo. Se algum imprevisto surgir haverá tempo para resolver sob a luz do sol. Economize no tamanho da bagagem. Você é quem vai carregá-la. A boa localização do hotel é meio caminho andando. Facilita o deslocamento diurno e possibilita circular de noite pelas proximidades, em lugares movimentados e iluminados.

Pesquise bastante antes de partir. Estude a geografia dos lugares. Consulte blogs de viagens, guias, livros. Este conhecimento será o seu passaporte. Uma vez familiarizada com o roteiro escolhido, o giro será leve, natural e tenha certeza de que irá sentir-se mais segura. Boa viagem.


Nenhum comentário: