quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Morro de São Paulo: um paraíso tropical




Morro de São Paulo é um dos paraísos ecológicos do Brasil. Um local muito procurado por turistas estrangeiros. A 60 quilômetros de Salvador, a gente chega à ilha de catamarã ou de táxi-aéreo. São duas horas navegando em águas limpas ou vinte minutos voando no céu da Bahia, numa aeronave para oito pessoas.

As praias
Além das quatro praias: a um, a dois, a três e a quatro, há muitas opções de passeios de barco, caminhadas, mergulho e a famosa tirolesa, de onde se salta amarrado em dois cabos para cair no mar. Uma experiência fascinante durante dois minutos apenas. A primeira praia é mais freqüentada pelos moradores. Na praia dois, acontecem os saraus noturnos e as badalações e a praia quatro é a mais tranqüila.

Vilarejo
Para mim, o melhor lugar para hospedagem é no pequeno vilarejo. Têm pousadas para todos os bolsos. De noite é delicioso passear por ali, olhar os artesanatos produzidos pelos nativos, tomar uma cerveja num dos tantos bares e entrar e sair das muitas lojinhas.

Passeios
Próximo ao Morro de São Paulo está a praia da Gamboa. Pela manhã, dá para ir a pé. O retorno tem de ser pelo morro, uma caminhada e tanto, ou por barco, porque a maré sobe e impede a passagem. Os passeios de barco vão para Garapuá e Ilha Boipeba. Na volta, a gente passa pelo Rio do Inferno. No Morro também tem as piscinas naturais. É só colocar uma máscara de mergulho, submergir o rosto e pronto – ali estão os peixes de muitas cores.

Com o aumento do turismo, também aumentou a oferta de catamarãs e a falta de manutenção dos mesmos. Na última vez que estive no Morro, em janeiro de 2008, tive de trocar de embarcação em pleno mar, porque o motor estragou tão logo saímos da ilha. As autoridades devem olhar com devida atenção a manutenção dos barcos para não afugentar os turistas. Mas que o Morro de São Paulo é bonito, isto é.

Um comentário:

Morro de São Paulo disse...

Morro de São Paulo é tudo de bom, a vila do morro é um lugar magico.