quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Cartas do Everest é o primeiro romance de Airton Ortiz *


O novo livro de Airton Ortiz, sua primeira obra de ficção, terá lançamento nacional dia 16 de outubro, em Porto Alegre. A festa, com entrada franca, iniciará às 19h, no Theatro São Pedro, e fará parte das comemorações do décimo livro do autor gaúcho publicado pela Record.

Depois de percorrer 80 países e escrever nove livros relatando suas aventuras, Airton Ortiz mudou de gênero: passou para a ficção, pois, segundo ele, a não-ficção não lhe permitia mais descrever a experiência humana com a profundidade que ela merece.

Trata-se da história de três alpinistas escalando a mais alta montanha do planeta. A expedição, formada por um americano, um alemão e um brasileiro, passa por momentos terríveis e cada um dos amigos reage de forma diferente diante das tragédias, pois é na natureza selvagem que os humanos expõem o seu verdadeiro caráter.

Os papéis desempenhados no mundo comum se alteram, as máscaras sociais perdem seu valor. Diante da morte, os homens são o que realmente são, e não o que pensam, ou gostariam, de ser. A luta pela sobrevivência nas encostas traiçoeiras do Everest propicia ao brasileiro, autor das cartas, uma profunda reflexão sobre o sentido da vida e suas derivações.

Escrito numa linguagem belíssima, Cartas do Everest é literatura em ritmo de escalada; um clipe literário.
* Da Assessoria do escritor.
** Ortiz é meu amigo e conterrâneo e colega de profissão.

Nenhum comentário: