quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Viva o México






Zinacantán – colorido têxtil e agricultura familiar


Assistimos ao vivo as tecelãs de Zinacantán elaborando seu trabalho. Visitamos uma casa típica, e onde nos serviram um café e uns bolinhos preparados num fogo de chão batido. As roupas são bem coloridas. Claro, faz parte da cultura mexicana. A localidade dista 11 quilômetros de San Cristóbal de las Casas.

A fonte de renda advém da agricultura familiar e da arte têxtil. Eles planam rabanetes, flores. Conversava com uma indígena bem jovem que nos serviu o café e indaguei se estudava. A resposta veio do guia – não é obrigatório. Senti que deveria ter permanecido calada. Para remendar, elogiei o alimento e disse que ela seria uma ótima dona de casa. Perguntei, então, com que idade elas costumam casar. O retorno foi um silêncio sepulcral. Deveria ter ficado bem quietinha.

Na foto, minha colega de viagem veste um traje de noiva. O rapaz e a senhora foram nossos companheiros naquele passeio. Eu estou usando roupa de madrinha de casamento. Quando elas contraem matrimônio, embaixo do vestido de noiva, vestem a roupa do diário e a roupa de festa. É tudo que levam para o casamento e tornam a lua de mel mais emocionante. O noivo tem muitas peças para despir sua noiva. Aquele “poblito” conserva suas origens, sua cultura, sua história. Viajar é isso, conhecer outros modos de vida e é reconfortante.

Nenhum comentário: