terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Viva o México






Oaxaca – cidade universitária e muito acolhedora


Oaxaca é um daqueles lugares que dá vontade de voltar sempre. Enquanto os termômetros em Puerto Escondido estavam convidativos para o banho de mar, Oaxaca pedia casaco e manta para proteger o pescoço, especialmente à noite e de manhã cedo. Como circulamos por muitas regiões no México, pegamos sol de rachar em alguns lugares e um frio bem geladinho em outros.

No período em que estivemos em Oaxaca estava acontecendo um espetáculo chamado “Noche de Luces”, com muitos atrativos culturais. Lá, como na maioria das cidades que visitamos, tem uma condução – tranvia – que faz todo o circuito turístico. A 10 quilômetros da cidade, encontra-se o Monte Albán, um sítio arqueológico reconhecido como patrimônio da humanidade. Infelizmente, não tivemos tempo para conhecê-lo.

Bem no centro da cidade, próximo ao Zócalo, assistimos uma assembléia de professores e vimos manifestantes em greve de fome na frente da prefeitura. Em outro momento e no mesmo lugar, apreciamos a orquestra de Câmara tocando em plena rua, e mexicanos dançando. Aliás, eles dançam bastante em praça pública. Costume que também vi na Praça de Catalunha, em Barcelona. Muito divertido e gostoso de ver e ouvir.

Em Oaxaca tem muitas igrejas e a arquitetura colonial espanhola é bem conservada. A cidade é limpa, conta com muitos museus, inclusive de tecelãs, igrejas, basílicas e os arcos de Xochimilco. Sentar num dos tantos restaurantes do Zócalo e ficar vendo a vida passar é um programa bem legal. Dá uma saudade...

Nenhum comentário: