quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Viva o México







San Cristóbal de las Casas
A cidade do levante Zapatista esbanja arte, natureza e cultura



San Cristóbal de las Casas é um encanto de cidade. Se fosse perto de Porto Alegre, passaria os finais de semana lá. Uma cidade pequena, limpa, rodeada de montanhas e com arquitetura impecável. Lá iniciou o levante Zapatista sob o comando do comandante Marcos. Ficamos hospedadas no Hotel Santa Clara, no Zócalo, ou seja, na praça principal. Como nas demais cidades mexicanas, têm muitas igrejas por lá e as ruas são enfeitadas com bandeirinhas coloridas, não deixando dúvida de que se está no México.

Durante nossa visita acontecia um festival do cinema francês com entrada gratuita. Numa das noites nós curtimos o Bar La Revolución, com música ao vivo e, na outra, o Bar do próprio hotel onde estávamos que também oferece música ao vivo.

O mercado municipal é sempre um dos meus locais favoritos. Muito artesanato e a cultura pulsando e se desvendando para os visitantes. Também aproveitamos o tranvia para dar uma circulada pela cidade. Mas, o melhor mesmo é percorrer as ruas a pé, entrando e saindo dos lugares, bisbilhotando tudo. Os cafés e restaurantes são de primeira. Comida no capricho. Muitos chefes de cozinha fizeram curso fora do país e oferecem o que há de melhor para os turistas.

Visitamos os arredores de San Cristóbal. Fomos a Chamula e Zinacantán de carro com um casal do norte do México que também visita a cidade. Estivemos também no majestoso Cáñon del Sumidero, onde navegamos por duas horas e encerramos o passeio daquele dia em Chiapas de Corso.

Guardo as melhores lembranças de San Cristóbal de las Casas. Um lugar maravilhoso e de povo amável.

Nenhum comentário: