terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Viva o México

Puerto Escondido é tudo de bom

Puerto Escondido é tudo de bom. Praia pequena, limpa, paisagem bonita e povo agradável. Se não fosse tão longe, iria veranear sempre por lá. Chegamos a Puerto Escondido de manhã bem cedo. Compramos cartão telefônico e ligamos para alguns hotéis indicados no Guia da Folha de São Paulo. Encontramos um hotel a uma quadra do mar e atendido pelos próprios donos. Ela do Canadá e ele da Escandinávia. Além de chefe da cozinha, ela colocava a mão na massa. E que massa. De noite jantávamos no hotel, escolhendo uma das iguarias oferecidas e degustando um vinho tinto chileno. Perfeito.
Num dos dias, caminhamos pela praia, explorando cada recanto e depois curtimos um peixe muito bom guarnecido com cerveja gelada. No dia seguinte saímos bem cedo para um passeio de barco. A idéia era ver golfinhos e tartarugas, um dos atrativos do local. O Paulo, dono do hotel, nos indicou quem nos levaria no passeio pelo oceano Pacífico. Perguntei ao condutor do barco se a lancha era bem grande. Ele respondeu afirmativamente. Para nossa surpresa, era uma embarcação de pescador sem estabilidade nenhuma, sem colete salva-vidas e sem rádio ou telefone celular. Nossos companheiros na aventura são da Inglaterra. Saímos mar à dentro e a costa foi desaparecendo. Andamos umas duas horas naquela casquinha de barco. Adoro aventuras, mas aquele passeio foi uma irresponsabilidade. Felizmente deu tudo certo. Acabamos vendo muitas tartarugas e muitos golfinhos, mas que foi arriscado, isso foi. No retorno, o barqueiro nos deixou numa outra praia paradisíaca e retornamos a Puerto Escondido de táxi. Diferente de Acapulco, que é uma praia grande com edifícios altos e diferente de Cancun, que é totalmente artificial, Puerto Escondido é praticamente um paraíso. Dá para entender as razões pelas quais os donos do hotel deixaram o país deles para viver naquele cantinho do mundo, naquele pedacinho do céu.