quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Viva o México





Chamula – ritual maia dos indígenas


A 10 quilômetros de San Cristóbal de las Casas está Chamula. Um lugarejo encantador. Tudo gira em torno da agricultura, dos pequenos agricultores indígenas e do artesanato. Tivemos a felicidade de assistir a um ritual maia.

Os indígenas da localidade estavam em festa há nove dias. Eles cantam e rezam na igreja, espalhando incensos. Cada família faz o seu ritual. Na frente segue os homens e por último as mulheres e crianças. Eles entram correndo na igreja, fazem suas orações, acendem velas e saem purificados. Na praça, em frente ao templo, ficam as barraquinhas de comida e artesanato. Mas há regras para visitar. As fotos têm de ser discretas. Não dá para fotografar diretamente. E, obviamente é preciso respeitá-los.

Todos se vestem iguais. Usam roupas de ovelha confeccionadas por eles mesmos. As mulheres se adornam com uma saia preta enrolada na cintura e amarrada com uma faixa. Os homens com casacos brancos ou pretos. Tudo de ovelha. Eles não comem o animal, que lhes é sagrado. Naquela localidade vivem somente os chamulas, conservando sua cultura, seus hábitos, sua história. Foi emocionante visita-los.

Nenhum comentário: