sábado, 29 de outubro de 2011

Éfeso e a biblioteca de Celso







A biblioteca de Celso foi construída em Éfeso, na Turquia, em 114 d.C.. Na fachada do prédio ficam as deusas Sofia (sabedoria), Areta (virtude), Enoia (intelecto) e Episteme (conhecimento). Nesta cidade em ruínas também se pode conhecer a Ágora, local de reuniões políticas. Além do teatro, da rua das colunas, do templo de Adriano, da porta de Hércules.

Lá os banheiros eram públicos e coletivos. Eles costumavam sentar-se lado a lado e ficar batendo um papinho enquanto faziam suas necessidades físicas. Dizem que os escravos eram encarregados de guardar lugar para seus senhores. Hoje se vê os assentos em mármore. Muito interessante.

Quando foi erguida no ano 1000 a.C, Éfeso era uma cidade grega. E ficou famosa por ser um ponto de adoração à Cibele, a deusa-mãe da Anatólia. Dizem que a Virgem Maria passou os últimos anos de sua vida perto de Éfeso e que São João Evangelista deixou a ilha de Patmos, na Grécia, para cuidar dela. Próximo a Éfeso estão a casa da Virgem Maria e o templo onde São João teria escrito o Evangelho.

Como Éfeso fica próximo ao porto de Kusadasi, os turistas tropeçam uns nos outros. É uma multidão a visitar aquela cidade que foi fundada no século 4º a.C. por Lisímaco, sucessor de Alexandre, o Grande.

Nenhum comentário: