domingo, 9 de outubro de 2011

E por falar em Turquia







Falar em Turquia moderna sem mencionar a importância de Atatürk, pai dos turcos, seria quase uma blasfêmia. Mustafá Kemal, mais conhecido como Atatürk, tornou-se em 1923 o primeiro presidente do país e foi o responsável por pavimentar o caminho rumo à ocidentalização daquele país que conserva uma consistente história da época dos impérios otomano e bizantino e de civilizações como a dos hititas, assírios, frígios.

O retrato de Atatürk está por toda parte. E a bandeira vermelha do país tremula nas montanhas e nas cidades. O principal aeroporto de Istambul e uma de suas pontes se chamam Atatürk. Mas é em Ancara, a capital da Turquia, onde está o mausoléu do engenhoso Atatürk. Lá estão os carros do pai dos turcos, a lancha, as jóias, as fardas, as armas, revelando a refinada vida que ele levou.

Em Ancara também se encontra o Museu das Civilizações da Anatólia. Este museu abriga objetos de 10 mil anos. No seu interior, nos deparamos com um esqueleto de oito mil anos a.C., com cerâmicas, com as primeiras ferramentas feitas com pedras, com pinturas rupestres, com objetos de ouro. O acervo inicia no período paleolítico, passando pelo neolítico e daí para frente. Uma verdadeira aula de história, que dá uma noção precisa da movimentação dos povos que habitavam o berço das civilizações.

Nosso passeio pelo país incluiu as regiões da Anatólia, da Capadócia, do Mar Egeu e de Trácia e Mar de Mármara. As rodovias são muito boas e o sistema telefônico e a internet funcionam bem. Internamente, fizemos apenas dois percursos aéreos. Os restaurantes de beira de estrada são limpos e servem comida no capricho. Tanto em Istambul quanto no interior, a limpeza chama a atenção. É difícil encontrar uma bagana de cigarro nas vias públicas. Outro destaque é a organização. Tudo funciona muito bem. O turismo é uma das mais importantes fontes de recursos do país.

A Turquia é banhada pelo Mar Negro, Mar Egeu, Mar Mediterrâneo e Mar de Mármara e tem muitos lagos. Conhecemos o lago salgado. Por conter muito sal, se pode caminhar sobre o lago sem afundar. O negativo é que o país é afetado por terremotos. Cerca de 80% do seu território está numa zona tectônica. Mas a terra é fértil e além da produção das uvas, damascos, a nação é famosa pelas confecções em pelica, em prata e em ouro. O artesanato também é requintado e os tapetes são o orgulho nacional.

2 comentários:

Doce verão disse...

A Turquia não poderia ser melhor explicada em poucas e exatas palavras. Parabéns!!
Salma Ibrahim (foi um prazer conhecê-la nesta bela viagem)

Anônimo disse...

Muito bom. Parabéns
Amal