sexta-feira, 5 de março de 2010

Israel e Jordânia




Interrogatório para ir e voltar da Terra Santa

O protocolo de embarque para Israel é minucioso. No guichê da El Al, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o interrogatório foi extenso. Não causou surpresas. Tudo dentro do previsto. Eles querem saber o motivo da viagem, se alguém mexeu na mala, se levamos alguma encomenda, se tem algo elétrico, etc. São uns guris e umas gurias que fazem as perguntas. Entre eles, falam hebraico. Eu não tive problemas. A minha mala não foi aberta. Apenas pediram para tirar o cadeado. Eles radiografam a mala e, se entendem necessário, a abrem.

Um casal de gaúchos que mora em São Paulo teve a mala aberta. Eles já estavam dentro da aeronave, quando foram abordados pelo pessoal da vistoria que queria saber se havia algo elétrico dentro da bagagem despachada. Prontamente, o casal informou levar um pequeno ferro de passar roupas em viagens. Eles indagaram se o aparelho havia ido para o conserto e há quanto tempo eles tinham o tal ferro elétrico. Eis que mostram – é este o ferro? Depois o recolocaram no mesmo local onde estava o aparelho.

No retorno, um outro casal teve de abrir a bagagem e dar explicações sobre os lenços palestinos comprados na Jordânia. Novamente a minha mala passou sem problemas. Só tive de responder algumas perguntas sobre os livros que trazia, se eram para mim ou para presente e quantos eram. Como já dizia Terêncio – “sou humano, e nada que é humano me e estranho”. Ainda mais quando se trata de Terra Santa e de região de conflito milenar, que parece não ter fim.

Um comentário:

Anônimo disse...

Stella!

A nossa ida pro Egito também foi bem tumultuada. Abriram minha mala. Tinha uma câmera descartável toda colada com fita...imagina que confusão causou naquele aeroporto de Israel! Também não queriam deixar eu carregar meu potinho de sais de banho, aqueles do Mar Morto. Ah! E fora que nos cobraram excesso de bagagem somente naquele aeroporto.
Muita paranóia! Excede a precaução, sem dúvida!

Beijão, querida!

Thaíse