segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Viva o México - o país da Frida Kahlo e do Diego Rivera esbanja cultura e beleza






O México é um país incrível. A cultura é diversificada e a natureza generosa. O Museu Nacional de Antropologia é uma excelente porta de entrada no país. Este espaço sintetiza acervos das culturas pré-hispânicas e propicia compreender o México de hoje.

Na Cidade do México ou Distrito Federal (DF) é grande o contraste entre o casco histórico, onde está a praça central chamada de Zócalo, e o Passeio de la Reforma, uma avenida com prédios modernos e com bancos projetados por diferentes artistas, lugar gostoso para sentar e apreciar o Anjo da Independência, a Diana Cazadora e o Monumento a Cuauhtémoc, entre outros tantos.

Seguir a pé de San Ángel a Coyoacán pela Avenida Francisco Sosa é muito agradável. As ruas são arborizadas e as casas colônias bem conservadas. Pelo caminho também se vê igrejas, capelas e praças.

Para abrigar tanta relíquia, a Cidade do México conta, só no centro, com dez museus. Além destes têm o Museu Estúdio Diego Rivera, Museu Frida Kahlo, a Casa Museu Leon Trotsky e o Museu Dolores Olmedo, só para citar alguns.

Durante 30 dias tive a oportunidade de percorrer 15 cidades e também visitar “poblitos”. Foi uma viagem e tanto. Aos poucos, postarei novas matérias e fotos sobre este país de astecas, maias, toltecas, olmecas, de muralistas famosos e de povo simples, amável, colorido e que adora pimenta bem forte.

Nenhum comentário: